Curta nossa página no facebook

Clínica Geral

A Clínica Geral é a especialidade da Odontologia que envolve a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de uma ampla variedade de doenças e desordens dos dentes e gengivas.

Exames regulares, manutenção e conservação da saúde bucal podem impedir o desenvolvimento de graves problemas dentários.

Profilaxia

Feita com produtos específicos para a higiene bucal, a profilaxia é a limpeza dental efetiva feita pelo dentista. Neste tratamento, além da higienização de cada dente, a parte mais interna e profunda da gengiva é limpa para que o paciente obtenha uma boca saudável, evitando riscos de doenças, como cáries e gengivites.

Entre os procedimentos realizados na profilaxia estão: tartarectomia (remoção do tártaro); jateamento (jato de bicabornato de sódio que remove a placa bacteriana, lustra e protege o dente); escovação completa (realizada com escovas elétricas de uso profissional, pasta dental específica e fio dental); e aplicação de flúor (última etapa da profilaxia, o uso do flúor tem como objetivo fortificar e devolver os minerais aos dentes).

Restaurações

O objetivo da restauração é fazer com que o dente cariado volte à sua forma e normalidade funcional. Neste processo, o dentista remove a parte afetada pela cárie, limpa a área e preenche a cavidade com um material de restauração que pode ser de porcelana (facetas), resina composta (da cor do dente) e amálgama (prata).

Se a cárie atingiu o nervo ou a polpa do dente, o dentista poderá tratar o problema de duas maneiras: através do tratamento de canal (endodontia) ou pelo capeamento pulpar para tentar manter o nervo vivo.

Extração de dentes

Cárie profunda, infecção que destruiu uma grande porção do dente ou do osso adjacente e a falta de espaço para todos os dentes da boca são alguns dos motivos para ocorrer uma extração de dente. Através de radiografias, uma avaliação minuciosa do histórico médico e dentário do paciente deverá ser feita pelo dentista antes do dente ser extraído.

Logo após a extração realizada por um cirurgião-dentista é de extrema importância que o paciente siga algumas orientações, entre elas estão: manter a área limpa para prevenir infecções; não fumar, enxaguar a boca nas 24 horas seguintes ao procedimento; beber água com um canudo; e evitar bebidas quentes. O desconforto deve desaparecer de 3 dias a duas semanas, porém, se persistir inchaço, dor, febre ou mesmo sangramento, o dentista deve ser comunicado com urgência.

Raspagem periodontal

Utilizada para remover a placa de tártaro e a película bacteriana que se instala entre a gengiva e os dentes, causando gengivite ou doenças mais sérias, a raspagem periodontal retira, por meio de instrumentos odontológicos e ultrassom, a placa endurecida tanto da superfície dos dentes quanto abaixo da linha da gengiva. O tratamento de raspagem é realizado até quatro sessões, dependendo do grau de tártaro ou inflamação na gengiva.

Próteses

Feitas para substituir dentes ausentes, as próteses são aparelhos feitos sob medida e oferecem uma aparência natural e confortável ao paciente.

A Sorrile Ortodontia trabalha com três tipos de próteses dentárias, sempre lembrando que é o dentista que indicará a melhor opção para cada paciente. São elas:

Prótese Total

A prótese total é instalada na boca do paciente assim que os seus dentes remanescentes forem extraídos em sua totalidade e cicatrizados. Embora ofereça a vantagem de o paciente não ficar sem os dentes, a prótese total precisa ser reajustada, pois o osso no qual os dentes estavam inseridos sofre mudanças após a cicatrização, fazendo com que a prótese fique instável.

Prótese Parcial Removível

Esta prótese, que pode ser retirada a qualquer momento, possui uma estrutura metálica (grampos) que se encaixa nos dentes naturais e rebordo (osso e tecido) do paciente.

Prótese Parcial Removível Flex

Além de eliminar o metal presente na prótese parcial removível com um dispositivo protético termoplástico, a prótese flex recompõem os dentes ausentes com cores mais naturais melhorando o visual do seu sorriso.

Placa de Bruxismo

Hábito rítmico de ranger ou apertar os dentes, o bruxismo pode ocasionar danos em estruturas envolvidas na mastigação, deixando os dentes doloridos, moles e desgastados.

A indicação de tratamento para este problema, que pode ocorrer tanto no período do dia como no da noite, é o uso da placa oclusal estabilizadora com função miorrelaxante.

Feitas em acrílico ou silicone, as placas têm o formato exato da mordida do paciente e aliviam os seus principais sintomas: dores e tensão na região bucal, mandíbula e cabeça, bem como o desgaste dos dentes. Apesar da placa aliviar o problema que frequentemente está associado ao estresse emocional, ansiedade e fatores hereditários e nutricionais, a cura para o bruxismo ainda não foi encontrada.

Fale pelo Whats